Uma breve história sobre a Fotografia

Fotografia Através dos Anos


Que atire a primeira pedra quem ainda não pegou seu smartphone nas últimas 24 horas e tirou uma "selfie", ou até mesmo só ligou a câmera para poder ver se o cabelo não está bagunçado, se a maquiagem não está borrada, ou coisa do tipo.
A tecnologia digital da atualidade tornou instantânea a reprodução de imagens através da luz. O que antes levava cerca de 8 horas ou mais para ser produzido, agora está à facilidade de um único "click".

O que é a Fotografia?

O termo "fotografia" vem do grego "fós" (que significa luz), e "grafis" (que significa estilo, pincel) ou "grafê", e juntos significa "desenhar com luz e contraste".
Ela pode ser definida como o processo de criação de imagens através da exposição à luz, fixando-a em uma superfície sensível.

Do início à atualidade



O início

A fotografia não foi desenvolvida por uma única pessoa, na verdade, muitas pessoas participaram de sua "criação", com novos conceitos e processos. Um desses conceitos, e mais antigo, foi o da câmara escura, conceito já usado por Leonardo da Vinci para esboçar suas pinturas, e descrita detalhadamente por Giovanni Baptista della Porta em seu livro "Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalium", em 1558.
O reconhecimento pela primeira foto vai para o francês Joseph Nicéphore Niépce, por uma imagem produzida em 1826. Essa imagem (foto abaixo) foi fixada numa placa de estanho encoberta de Betume da Judéia com o auxílio de uma câmera exposta à luz solar por cerca de 8 horas seguidas. Niépce deu a esse processo o nome de "heliografia", que significa "gravura com a luz do Sol". Ao mesmo tempo, Louis Daguerre, outro francês, com o auxílio de uma câmera escura criava efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama".

A primeira foto tirada por Niépce, em 1826.

- Popularização

No entanto, tal tecnologia não era barata e, portanto, poucas pessoas podiam usufruí-la. Foi somente em meados da década de 1880 que o americano George Eastman patenteou o filme fotográfico e criou a "Eastman Kodak Company". Eastman revolucionou a fotografia com seu filme fotográfico, pois este tornou as câmeras mais fáceis de se carregar, e a revelação das fotos se tornaram mais simples. Foi então que a fotografia se popularizou.
Em 1900, a empresa lançou a câmera "Kodak Brownie" (imagem abaixo) nos Estados Unidos, que custava cerca de 1 dólar na época, que apesar de ser uma boa grana no início do século XX, ainda era acessível para trabalhadores comuns. Com um preço tão baixo, é de se imaginar que a empresa vendeu milhões dessas máquinas. Tanto que a Kodak se consolidou como fabricante de filmes e de câmeras fotográficas por décadas.


Câmera Kodak Brownie.


- A Fotografia Digital

Pode-se dizer que a primeira imagem digital da história foi produzida por Russel Kirsch, em 1957, ao desenvolver um scanner que reproduziu uma imagem digital a partir de uma fotografia de seu filho (imagem abaixo). 


Primeira imagem digital, filho de Russel Kirsch.



Em 1969 foi desenvolvida a peça chave que conduziu à revolução da fotografia digital: o CCD (charge-coupled-device). Esse é o instrumento (sensor) que permite a conversão da luz em sinais elétricos. O primeiro CCD foi desenvolvido por George Smith e Willard Boyle, dos Laboratórios Bell, e tinha apenas 100 x 100 pixels.
Foi então que, em 1975, o engenheiro Steve Sasson da Eastmen Kodak (isso mesmo, aquela mesma empresa que popularizou a fotografia) criou o que podemos chamar de primeira câmera fotográgica digital. Ele usou a lente de uma das câmeras analógicas da própria Kodak, e um sensor CCD, além de vídeo cassete para armazenar as imagens. A câmera pesava cerca de 4kg, produzia imagens em preto e branco com 10.000 pixeis e demoravam vinte e três segundos para serem gravadas. No entanto, ela ainda não estava pronta para ser comercializada.


Primeiro "protótipo" de câmera digital da Kodak, por Steve Sasson.


E desde então, muitas outras câmeras digitais foram sendo criadas, cada vez mais sofisticadas, com mais qualidade de imagem e implementações, como telas de lcd integradas na própria câmera para a visualização instantânea das fotos tiradas, a não necessidade de se usar mais fitas cassetes para armazenamento (agora se utilizam pen-drives, e-mail, cartões de memória, etc.) e nem filmes fotossensíveis, fator esse último que levou a fotografia analógia no esquecimento de quase todo o público, sendo apenas utilizada por poucos profissionais adeptos da forma tradicional.
Além disso, não poderiamos esquecer do desenvolvimento dos celulares com câmeras fotográficas também cada vez mais sofisticadas os quais mencionei logo no início da publicação, não é? Afinal, são praticamente câmeras fotográficas de uma mão!

Espero que tenham aprendido um pouco mais com esse resumão sobre a história da fotografia. Nos vemos na próxima! Até mais.
Click!

Referências

https://www.ipf.pt/site/historia-fotografia-digital/
http://iphotochannel.com.br/historia-da-fotografia/as-20-primeiras-fotos-da-historia-da-fotografia
https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-fotografia/
https://www.superprof.com.br/blog/nascimento-da-oitava-arte/

Comentários